Vômito e regurgitação

Cris

Hoje vou falar de um assunto que desagrada a alguns mas, quem tem filhos (bichos ou humanos), não vai se sentir tão desconfortável assim… rsrsrs

Como eu já escrevi um dia, cada gatinho em casa tem uma personalidade completamente diferente. Assim como manias diferentes também. O assunto de hoje é devido ao comportamento que a nossa Pretinha apresenta de vez em quando: a devolução da ração ingerida. Não é todo dia e às vezes se passa um grande período sem que isso aconteça. Mas há épocas em que acontece todos os dias. Por isso resolvi investigar um pouco mais a fundo para ver o que poderia ser.

Uma descoberta muito interessante que eu fiz foi que existe duas situações: o vômito e a regurgitação. Eca! Pois é, e vamos às diferenças de cada um para podermos entender o que se passa.

O vômito se caracteriza por devolução do conteúdo estomacal, já em estado de digestão, geralmente com presença de bílis e cheiro característico. Vômito é sinal de que alguma coisa não vai bem e, caso ocorra mais de duas vezes ao dia, merece uma visita ao veterinário para ver o que está acontecendo, com risco do bichano ficar desidratado. Se for acompanhado de outros sinais, tais como febre e prostração, aí é melhor correr mesmo!

Já a outra situação se caracteriza pela devolução do alimento que ainda estava no esôfago e pode ter várias causas, entre elas a alimentação muito rápida ou com a ingestão de muito líquido depois, e se chama regurgitação. A regurgitação não inspira maiores cuidados, desde que também não esteja acompanhada de outros sinais. Aliás, nesse caso é comum que o gatinho se alimente do mesmo alimento que regurgitou. Eu sei, não é muito legal de se pensar mas é assim que acontece com eles. Digamos que é a sua “cultura”… rrsrs

E foi assim que descobrimos que a Pretinha não tem vômito, e sim regurgitação. Como ela não tem outros sintomas, e apesar desses episódios esporádicos, continua engordando, já consegui ficar mais tranquila.

PS1: Post sem fotos por motivos óbvios.
PS2: Amanhã tem decoração nova de Natal, venham prestigiar!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Be Sociable, Share!

Deixe um comentário