Desafio 21 Dias 2011 – #7, #9, #10, #11 e #12

Cris

Como anda complicado escrever todos os dias, ando esboçando os posts do desafio e deixando para terminá-los quando tenho tempo e cabeça. Sendo assim, os próximos serão cumprimentos por atacado. :)

Desafio #7

Para cumprir a sétima tarefa do Desafio 21 Dias 2011, nós deveríamos falar e divagar a respeito de erros que cometemos no nosso blog. Não foi uma tarefa muito fácil pra mim, pois o blog não tem aquele compromisso rígido, é quase como um diário íntimo onde procuro registrar o desenvolvimento dos meus bichinhos e alguns passatempos e divertimentos. Mas, se algo merece ser feito, merece ser bem feito, não é mesmo? Então vamos lá… pelo bem e pelo desenvolvimento do Lãs, Linhas & Pelos, vamos analisá-lo friamente.

Erro #1 – A Falta de Regularidade
Eu ia colocar o título desse erro como A Falta de Compromisso, mas talvez eu não precise ser tão dura assim comigo mesma. O compromisso existe, a regularidade que eu não consigo manter. Qualquer coisa que afete a minha vida profissional ou pessoal, reflete no blog. Preciso aprender a levar os posts um pouco mais a sério e colocá-los na minha rotina. Até porque, esse blog é uma terapia para mim.

Erro #2 – A Estagnação
Quando comecei o blog, vivia procurando coisas legais, ajeitando o template, caçando links interessantes… eu o mantinha como a um carro novo, que sempre estamos limpando e lustrando. Há algum tempo parei com isso, mas o Lãs, Linhas & Pelos merece mais cuidados, eu sei disso.

Erro #3 – Não Interação com Outros Blogs
Eu leio e acompanho dezenas de outros blogs sobre gatinhos e bichinhos. E se os acompanho é porque os acho interessantes, divertidos, legais ou qualquer outro adjetivo que me prenda a eles, ou então já os teria deletado do meu Reader. Se é assim, por que não dar um pouco de retorno? Comentar em alguns deles já seria o suficiente, pois eu estaria dando o feedback que gostaria de ver no meu próprio blog.

Desafio #9

Reformar a minha página de Sobre. Esse desafio foi muito bacana, pois eu fiz o texto dessa página em um dia de muito pouca inspiração e acabei deixando como estava. Com algumas dicas da Nospheratt, ele está reformado. Talvez não como eu desejaria que estivesse no seu formato final, mas já foi um passinho a mais.

Desafio #10

Fazer um plano de emergência para o blog. Se existe algo que todos que escrevem um blog deveriam ter, é um plano de emergência. Ninguém sabe quando os imprevistos podem acontecer (ou não seriam imprevistos, dããã…), então devemos estar preparados para eles. O problema de inconstância com o blog vem, em grande parte, de períodos turbulentos pelos quais passei e que, se eu tivesse esse plano, poderia ter levado as coisas mais ou menos normalmente.

Muito bem, vamos ao plano. Ainda não o implementei, mas é o que irei fazer assim que acabar a correria do Desafio. :D

  1. Ter alguns posts já feitos para essas ocasiões. Não penso em algo muito grande no princípio, mas 5 posts já conseguem me salvar por algum tempo e é o que pretendo fazer.
  2. Já tenho um texto feito para colocar como resposta automática no caso de ter que ficar algum tempo sem ler meus emails de contato do blog.
  3. Comentários e manutenção regular do blog já são um problema um pouco maior. Não tenho ninguém em mente que possa fazer isso no caso de eu ficar impossibilitada, mas estou trabalhando no assunto.

Desafio #11

Esse desafio era um check-up do blog, com algumas perguntas guia para que pudéssemos identificar se o blog estava bem. Várias das perguntas da lista já tinham sido respondidas ou revistas no processo de faxina do blog ou da sidebar. Fiquei olhando para o blog, pensando nas perguntas, analisando… e vocês sabem, a mãe dificilmente consegue ver defeito nos seus filhos perfeitos. Procurei ser o mais imparcial possível e achei que as coisas estavam legais e, as que não estavam, eu já tinha dado uma mexida nesses dias. Mas vamos a uma coisa que eu ainda senti falta e já resolvi: um formulário.

Não havia um formulário de contato. Resolvi isso colocando um na página Sobre e criando uma página Contato. Nessa página, além do formulário, tem o Twitter e os emails. Vamos ver o retorno.

Desafio #12

E, para encerrar o dia de hoje, vamos ao desafio “O que eu aprendi sobre blogs em 2011″. Nossa, esse vai ser um dos mais complicados, pois minha atividade no blog esse ano foi pouca e, confesso, me dediquei muito menos do que deveria a ele. Então, talvez a minha maior lição tenha sido:

  1. Só plantamos o que colhemos. Não tem mágina! Se a gente não se dedica, não se dispõe, não planta… não colhe. Vemos o marcador de acesso baixar cada vez mais, os comentários ficarem escassos… Lei da ação e reação, preciso me lembrar sempre disso.
  2. Escrever um blog previne o Mal de Alzheimer. É sério!! Tente ficar imaginando temas diferentes, frases engraçadas, posts de utilidade pública e as mil e uma coisas que um blog precisa para se manter. Quer maior exercício cerebral do que esse?
  3. Existem pessoas reais atrás de um blog. Por mais impessoal que ele seja, existe alguém que o escreve, que o mantém e, o mais importante, que lê os comentários. Não é porque um blog é público que as pessoas podem fazer dele um depósito de suas frustrações e grosserias. Sigam a máxima: se entrou em um blog e não gostou ou concordou com suas ideias, saia e não volte mais. Simples assim. A não ser que a pessoa esteja comentendo algum crime. Aí, denuncie.
  4. Eu deixei de me atualizar na era das páginas html estáticas. Como é horrível você tentar mexer em alguma coisa no seu template e não conseguir por pura ignorância. Também, sou da época em que o que mais dinâmico que encontraríamos em uma página era um gif animado. Preciso me reciclar.
  5. Não procure reconhecimento, procure fazer bem. Escreva com cuidado, com carinho e ponha o seu coração no que faz. Se estiver no caminho certo, o reconhecimento virá.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Be Sociable, Share!

2 comentários para “Desafio 21 Dias 2011 – #7, #9, #10, #11 e #12”

  • Cris Diz:

    Pois é, Je!
    Isso vai exigir de mim uma vigilância constante… rsrsrs

  • Je Magazine Diz:

    Nossa, sobre o erro de interação, acontece d+ comigo!
    Eu sempre retribuo visitas e tudo, mas tem blogs que eu leio muito e nunca comento! Tenho que mudar isso tb :)

    Beijão!

Deixe um comentário