Desafio 21 Dias 2011 – #4

Cris

O assunto deste post é importantíssimo para todos que têm algum contato com esse mundo informatizado: Backup. Em bom português, o backup pode ser traduzido como uma cópia de segurança e pode ser comparado ao plano de saúde ou seguro do carro… a gente só sente a falta e consegue ver a importância quando precisamos. E acreditem em mim, vocês vão querer ter um backup em algum lugar quando um desastre acontecer. Que tipo de desastre? Pode ser um HD queimado ou um servidor que morreu (no caso dos blogs), por exemplo.

A ideia do backup é sempre a mesma, ter uma cópia dos arquivos que foram gerados por nós em algum lugar. No caso do computador doméstico, são os documentos que fizemos, as fotos que baixamos, as músicas e filmes que guardamos. No caso do blog, são os posts que escrevemos, as fotos e outros arquivos que inserimos, as modificações gráficas que fizemos no template.

Pra quem usa Windows no computador de casa, uma cópia da pasta Meus Arquivos já ajuda. No caso do Linux, cópia da pasta /home. No caso dos blogs que usam o WordPress, o plugin WP-DBManager é a mão na roda, excelente indicação da Nospheratt, só para variar… ;) Lembrando que o backup precisa ser periódico, não basta fazer hoje e achar que se está protegido pelo resto da vida. E as coisas que criarmos ou modificarmos de hoje em diante? A periodicidade do backup vai depender da periodicidade das nossas modificações.

Para comprovar o feito, vai o printscreen do backup do blog, feito há alguns minutos. Para me certificar de que não esquecerei de fazê-lo, programei o plugin para gerar o backup toda a semana e me enviar por email. Tarefa cumprida!
Photobucket

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Be Sociable, Share!

2 comentários para “Desafio 21 Dias 2011 – #4”

  • Cris Diz:

    Olá, Belinha!
    Eu adoro pessoas que adoram animais, sejam eles quais forem. :) Mas não posso negar minha paixão por gatos… sou simplesmente apaixonada por eles!
    Louvável sua atitude de ajudá-los, mesmo não podendo tê-los. Os bichinhos agradecem. ;)

  • belinha Diz:

    Olá! Vi que está a participar do Desafio 21 Dias e vim espreitar! Eu também adoro gatinhos, enfim, eu adoro animais em geral mas o ano passado eu apaixoanei-me pelos gatos. De momento estou a tentar angariar dinheiro para ajudar uma rapariga a pagar a conta de uma cirurgia de uma gata que recolheu na estrada, tem o apelo lá no blogue. Eu já dantes divulgava esses apelos mas era mais pelos cachorros! Como não posso ter animais em casa vou auxiliando esses casos.:)

Deixe um comentário