Toxoplasmose e gravidez – de novo
Muito bem, semana passada houve um episódio que colocou fogo na discussão sobre toxoplasmose e gravidez. No dia 4 de abril, aconteceu uma cena na novela Insensato Coração (realmente, a novela tem horas que fica muito insensata mesmo…) em que a personagem vivida pela Camila Pitanga, e que está grávida, manda uma amiga tirar uma gatinha fofíssima tricolor de cima do carro, pois ela não podia chegar nem perto, com risco de contrair toxoplasmose. Na mesma hora eu (e várias outras pessoas) entramos em contato com a Central de Atendimento ao Telespectador da Globo, reclamando de tamanha barbaridade. Segue abaixo a mensagem que enviei:
================== MENSAGEM ORIGINAL =================== De: CRISTIANE PASCHOALI <crispaschoali@gmail.com> Segunda-feira, 4 de Abril de 2011 Assunto: INSENSATO CORAÇÃO - CRÍTICA - 04/04/2011 Assisti, no capítulo de hoje, uma cena na qual a atriz Camila Pitanga não pegava em um gato com receio de contrair toxoplasmose. Eu possuo gatos, 6 para ser mais exata, e tenho uma filha grávida. Os meus gatos } são castrados, vacinados e, apesar de terem sido resgatados das ruas, não vão mais para a rua, pois podem se machucar em brigas, serem atropelados ou envenenados. Sendo assim, as chances de que tenham toxoplasmose são mínimas, dado que eles não eram portadores quando vieram para a nossa casa. Minha filha já fez todos os exames e também não tem os antígenos da toxoplasmose. O fato é que tentamos, como possuidores de felinos, desmistificar a história de que, pelo simples fato de tocar ou conviver com o gato, uma pessoa pode contrair toxoplasmose. Isso não é real. É muito mais fácil se contrair através de vegetais contaminados e mal lavados ou através de carne mal passada. Se visitarem o post do meu blog (http://laslinhasepelos.com.br/2011/03/21/toxoplasmose-e-gravidez/), poderão ter uma ideia da campanha que fazemos. Espero que reflitam melhor e pesquisem antes de lançar ideias e afirmações que podem contribuir, ainda mais, para o preconceito que as pessoas possuem contra animais de uma forma geral, e contra gatos mais especificamente. Eles são animais que sofrem por causa de ideias como essa, da toxoplasmose, ou com outras, como a de que gato preto dá azar. Muitas grávidas, por terem esse conceito errado, acabam se desfazendo de seus bichanos. Quando não encontram ninguém para quem dar seus gatinhos, os soltam nas ruas e contribuem para a quantidade de animais abandonados e doentes que vemos todos os dias.
Atenciosamente, Cristiane Paschoali
E, no dia seguinte, a resposta (se é que podemos considerar assim…):
|
Cristiane
Respeitamos sua opinião e crítica. Suas considerações serão levadas ao conhecimento da direção do programa. Cordialmente, Rede Globo
Nós, amantes dos felinos, nos esforçamos tanto para derrubar um monte de mitos e preconceitos que as pessoas possuem contra os bichanos, e vem uma empresa do tamanho e da abrangência da Globo e coloca tudo por terra abaixo. Agora, estamos todos nos esforçando para que tudo isso seja esclarecido da forma correta. Até o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo se preocupou com a colocação da novela e lançou uma campanha fabulosa, conforme pode ser vista abaixo.
TOXOPLASMOSE, E DAÍ? E, MEU GATO COM ISSO?
Ainda, de acordo com o Dr.º Humberto a principal causa da toxoplasmose no homem se deve a ingestão de carne crua ou mal passada, ou por alimentos contaminados com fezes de animais, que eliminam as formas infectantes da doença (oocistos).
É importante, digo, ter-se o maior cuidado ao saborear aquele churrasquinho mal passado, tão apreciado nos finais de semana!
Normalmente as pessoas que ficam com toxoplasmose nem ficam sabendo que a tiveram, confundindo seus sintomas com os de uma gripe. No entanto, a doença pode se manifestar de forma mais severa, com a grande quantidade de pessoas afetadas pelo vírus da AIDS, a questão da toxoplasmose tornou-se bem mais séria em termo de saúde pública, diz a Drª. Andréa Lambert.
Como ainda não se conseguiu vacinas eficientes, a carne crua ou mal passada e o leite não fervido (principalmente o leite de cabra) devem andar bem longe de você e de seu bicho para que por sua culpa o animal não contraia a toxoplasmose. Mas, estatisticamente falando, é raro que um cão ou um gato transmita a doença para o homem, sendo muito mais fácil à transmissão por outros meios, daí a necessidade de:
• Limpar e desinfetar sempre a caixa de areia de seu bichano;
• Lavar as mãos após o contato com o solo ou usar luvas;
• Lavar as mãos após o manuseio de carne crua;
• Não beber leite cru ou sem ser fervido;
• Lavar bem as frutas e verduras antes de comê-las;
• Tomar cuidado com tanque de areia, onde as crianças brincam, e, se possível cobri-lo quando não estiverem brincando (controlar moscas e baratas que podem servir de hospedeiros). A manipulação de gatos por gestantes é considerada segura, pois mesmo que o gato doente esteja no período de eliminação dos cistos (que dura somente 15 dias e ocorre somente uma vez em toda a sua vida), eles não estarão em sua forma contaminante, porque é preciso pelo menos 24 horas para que isso aconteça. Além do que, os gatos possuem hábitos de higiene muito desenvolvidos, pois não ficam em contato com suas próprias fezes, e se limpam boa parte do dia.
Na realidade, brutalmente falando, para se contaminar com a toxoplasmose será necessário que se ingira oocistos, provenientes das fezes de gatos contaminados, e, que as mesmas estejam mais de 24 horas esperando para serem ingeridas, o que não acredito que uma pessoa normal o faça, concordam?
E, se o seu gatinho contrair a toxoplasmose, é quase certeza que a culpa é sua, principalmente, se o mesmo não tem como, nem onde caçar e menos ainda conseguir, sozinho, o seu leitinho.
Por isso, tranqüilamente repito:TOXOPLASMOSE, E DAÍ? E, O MEU GATO COM ISSO?
FÁTIMA BORGES | |
Professora de Português, Artista Plástica, Poetisa e Vice-presidente da ong DAAJ – Defesa Animal e Ambiental com Apoio Jurídico. Artista Plástica, Poetisa, Professora de teatro infantil e de português. |
Fontes:
Dra. Andréa Lambert – Médica Veterinária (depoimentos)
Dr. Jairo Jorge G. da Costa – Médico Veterinário (depoimentos)
http://www.vidadecao.com.br/gato/index2.asp?
(Dr.º Humberto Augusto Clementi – Médico Veterinário)
* este artigo pode ser publicado livremente em Revistas, Jornais, Newsletters e outros meios de comunicação, desde que a biografia do autor permaneça intacta e a fonte do artigo seja citada. Fonte do Artigo: www.greepet.vet.br
Eu e minha filha repetimos: Toxoplasmose, e daí? E os nossos gatos com isso??

maio 11th, 2011 at 17:19
É, Julia… nem sempre é fácil lutar contra o sistema.
Mas os nossos bebês bigodudos agradecem a nossa dedicação, acredite. Embora, na minha humilde opinião, quem saia ganhando nessa história sejamos nós, e não os gatinhos… tem coisa melhor do que termos eles todos os dias alegrando nossas vidas??
maio 6th, 2011 at 12:52
MARAVILHA DE ARTIGO, ESTOU COM A AUTORA E NÃO ABRO, TENHO 10 GATOS E COM ELES TIVE 2 BEBÊS, NUNCA TIVE NADA E MEUS FILHOS TAMBÉM.
A GLOBO É MUITO SAFADA, TENHO CERTEZA QUE NÃO GOSTA DE ANIMAIS, VIVE PERSEGUINDO OS BICHINHOS COM A SUTILEZA DE UM ELEFANTE!