Alimentação dos nossos bichanos

Cris

Uma notícia que li hoje me chamou a atenção. Ela estava no UOL e a manchete dizia: “Gato de 10 kg é destaque em competição de animais de regime”. Isso chama atenção para um dado preocupante: os animais de estimação estão ficando, assim como a população mundial, cada vez mais obesos.

O próprio dono do animal confirma que as coisas começaram a piorar quando eles se mudaram para um lugar com menos acesso ao exterior e, consequentemente, menos atividades. Mas as coisas podem piorar muito de acordo com os hábitos alimentares dos bichanos, fato influenciado diretamente por seus donos. Este gatinho gostava muito de batatas fritas.

Segundo os veterinários, a ração específica para gatos possuem todos os nutrientes necessários para a sua alimentação. É claro que existem “rações” e “rações”, tudo depende da disponibilidade (de $$$) do dono. Mas, de uma forma geral, todas elas suprem as necessidades alimentares.

Só que aí entram em jogo outros fatores, tais como os hábitos alimentares do dono do gatinho e o desejo incontrolável que temos às vezes de mimá-los. Se a casa do animalzinho for de donos de descendência italiana então, a coisa pode piorar muito, pois a comida se transforma não em alimento, mas em demonstração de carinho e amor. :D

Vale a pena lembrar que os prejuízos sofridos pelos gatos, e qualquer outro animal de estimação, quando obesos, são os mesmos que os seres humanos enfrentam: colesterol alto, diabetes e problemas renais, entre outros. Em suma, a qualidade de vida do seu animal de estimação pode sofrer muito com ele acima do peso. Podemos demonstrar nosso amor por eles de vários outras formas que não entupindo-os de comida não apropriada.

As quantidades de ração variam conforme a idade do gato e e o tipo oferecida. Adquira uma ração adequada (filhote, adulto, com problemas renais, etc) e verifique a quantidade recomendada na embalagem. O ideal é fracionar a quantidade de ração diária recomendada em pequenas porções ao longo do dia. Se quiser dar algo diferente de vez em quando, existem petiscos apropriados.

No mais, deixe sempre bastante água limpa disponível, pois os gatos são seres muito exigentes (finos… rsrsrs) e prezam pela higiene. Eles gostam muito de beber água corrente, mas o desperdício e a situação do planeta não permite que deixemos sempre uma torneira pingando. Este é um luxo reservado para algumas ocasiões, quando abrimos um pouco a torneira da pia do banheiro e deixamos que se deliciem… :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Be Sociable, Share!

Deixe um comentário