Dentição de leite dos gatinhos

Cris

Estava eu chegando em casa semana passada, quando sou recebida com a notícia de que algum dos gatinhos tinha perdido um dente, ou uma unha (era realmente muito parecido com os dois… rsrsrs). E a prova do crime estava lá, branquinha e pontuda. Peguei e fui dar uma olhada mais atenta, e cheguei à conclusão de que era um dente. Quem teria sido o safado que, mordendo o estofamento do sofá, havia perdido um dentinho?

Mas aí parei para olhar direitinho, e vi que ele não tinha raiz. Parecia dente de leite de criança, que vai tendo a raiz absorvida até que ela desaparece e o dente cai. Peraí, gato troca os dentes? Corri para o “pai dos burros” modernos, o Google, e descobri que sim, os gatinhos trocam a dentição. Não é lindo? De quebra, achei um site super bacana de um projeto chamado Protetores Voluntários, onde há vários artigos legais, bichinhos para adoção e tudo o mais.

Os dentes de leite (decíduos) dos gatinhos costumam começar a nascer por volta das segunda semana de vida e terminam de nascer por volta da quinta ou sexta semana. A troca dos dentes de leite pelos permanentes costuma começar em torno do quarto ou quinto mês e deve estar completa até o sétimo mês de vida. Caso o gatinho ainda tenha algum dente de leite após este tempo, um veterinário deve ser consultado.

Agora vou ter dentinhos de gatinho para colecionar, junto com os dentinhos dos meus filhos… :D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Be Sociable, Share!

Um comentário para “Dentição de leite dos gatinhos”

Deixe um comentário